Serviço de disponibilização de Ajudas Técnicas (exemplo: camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos…), destinado a pessoas com deficiência ou incapacidade temporária ou definitiva.


O Banco de Ajudas Técnicas é uma resposta social da Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, que visa disponibilizar materiais e equipamentos técnicos recondicionados, para atenuar as consequências da falta de mobilidade, deficiência ou incapacidade e proporcionar ao indivíduo ou cuidador a possibilidade de realizar as tarefas quotidianas, com a maior normalidade possível. Aos beneficiários é apenas exigido, a utilização responsável do equipamento e a sua restituição, logo que deixe de carecer dela ou necessite de a substituir.

Banco de Ajudas Técnicas financiado pelo Fundo Ambiental

Este projeto foi apoiado pelo Fundo Ambiental, após candidatura submetida pela Junta de Freguesia, para potenciar a sua restruturação e expansão. Uma das ações financiadas, é a requalificação de um espaço físico que irá acolher todos os equipamentos doados a este “banco”. No cerne dessa candidatura esteve também o modelo de “economia circular”, uma vez que se visa prolongar a vida dos bens a tratar. Neste projeto a Junta de Freguesia alia-se à Reutilização, Reparação e à sensibilização da população em geral, através do envolvimento de várias comunidades locais e da dinamização de uma rede de reparadores locais.

Contribua na doação deste género de equipamentos e alimente este projeto. Para mais informação: geral@perafita-lavra-santacruzbispo.pt ou 229 998 420.