Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais ao Estado de Alerta Especial Amarelo

 

 

A Proteção Civil de Matosinhos alerta:
"Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal em todo o território, foi emitido Governo Português, para todo o território nacional, uma Declaração de Situação de Alerta, que determinou a passagem do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais ao Estado de Alerta Especial Amarelo em todos os distritos.
Considerando este facto, em Matosinhos, está proibida a realização de queimadas, de queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de ações de gestão de combustível com recurso à utilização de fogo entre as 00h00 do dia 27 de março e as 23h59 do dia 31 de março.
Recomendamos ainda que, caso tenha que realizar trabalhos agrícolas e/ou florestais com recurso a maquinaria ou outros equipamentos que possam produzir faísca, os mantenha limpos de óleos ou poeiras e faça o seu abastecimento a frio e em local com pouca vegetação. Durante a sua utilização mantenha-se alerta para a possibilidade de ocorrência de faíscas.

Caso se depare com o início dum incêndio rural ou florestal ative os meios de socorro através do número 112 ou o 117.

Em Matosinhos poderá ainda recorre à Central Partilhada de Matosinhos através do número único de emergência 220178402.;
Mantenha-se atento às informações da meteorologia, da Proteção Civil e das Forças de Segurança.