Constituição de Bolsas de Agentes Eleitorais
 
Estão abertas as inscrições para o recrutamento de Agentes Eleitorais, no âmbito do exercício de funções de membro de mesa nas Eleições Presidenciais de 2021.
A Câmara Municipal, com a colaboração da União das Freguesias, promovem a constituição das bolsas através do recrutamento dos agentes eleitorais, sendo que o número de cidadãos a integrar a bolsa far-se-á tendo em conta o número de membros necessários para cada mesa, acrescido do dobro.
Os candidatos à bolsa devem inscrever-se, mediante o preenchimento do boletim de inscrição, nos dois edifícios da junta de freguesia da sua circunscrição e mediante apresentação de Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão.
No processo de eleição, os candidatos são ordenados em função do nível de habilitações literárias detidas. Em caso de igualdade de classificação preferirá o candidato mais jovem.
A comissão de ordenamento dos candidatos (constituída pela Presidente da Câmara, pelo Presidente da União de freguesia respetiva e um representante de cada um dos grupos políticos com assento na assembleia municipal) procederá à elaboração da ata da lista de classificação final, que será publicitada em edital à porta da Câmara Municipal e das Uniões de freguesia e noutros locais que se julguem convenientes. A ata da lista de classificação final mencionará, obrigatoriamente, a aplicação a cada candidato dos critérios de seleção referidos no presente artigo.
Os agentes eleitorais designados para o ato eleitoral são notificados, pela Presidente da Câmara Municipal, até 12 dias antes da realização do sufrágio, com a identificação da mesa a integrar. Da composição das mesas é elaborada lista, que é publicada, em edital, à porta da Câmara Municipal e da União de freguesia.
Qualquer dúvida/esclarecimento, poderá contactar-nos através de geral@perafita-lavra-santacruzbispo.pt