Comunicado da União das Freguesias sobre os centros de saúde

Comunicado da União das Freguesias sobre os centros de saúde

Têm vindo a público algumas (des)informações relativas ao funcionamento das Unidades de Saúde Familiar de Lavra (USF Dunas) e da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (USCP) de Santa Cruz do Bispo, que têm gerado dúvidas e descontentamento junto da nossa população.

Os condicionalismos no atendimento ao público nas duas unidades de saúde devem-se aos constrangimentos gerados no âmbito do combate à pandemia COVID-19 e que levaram à reorganização dos cuidados de saúde primários.

O executivo da união das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo diligenciou contactos junto da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) e da Câmara Municipal (CMM) transmitindo os constrangimentos que se sentiam e ao mesmo tempo perceber qual a estratégia que a ULSM estava a pensar seguir e de que forma podíamos ajudar nessa tarefa.

Pois bem , retomaram-se hoje as consultas de medicina familiar em Santa Cruz do Bispo.

Não está previsto o encerramento de nenhuma das unidades de saúde familiar do norte do concelho, Progresso em Perafita e Dunas em Lavra. Assim como não é verdade que a construção da nova unidade de saúde familiar que recentemente formalizou candidatura tenha como objetivo agregar as três unidades da União, servirá como já foi noticiado para substituir a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santa Cruz do Bispo.

Sabemos da dificuldade que está a ser a  deslocação de alguns utentes a Santa Cruz do Bispo para realizar analises clinicas e por isso a Uniao de Freguesias está a estudar um serviço que possa minimizar estas dificuldades enquanto a situação não estiver totalmente normalizada, ainda esta semana este serviço será divulgado.

Da parte da ULSM estão a ser feitos todos os esforços para nos nossos centros de saúde e no fundo em todo o concelho as respostas de saúde retomem as rotinas e a normalidade que todos desejamos.