Mais de uma centena de pessoas estiveram no Auditório da Junta de Freguesia de Lavra

A noite de ontem ficou marcada pela realização de mais uma sessão do ciclo de debates com a população “Ouvir Matosinhos”. S. Mamede, Senhora da Hora, Perafita e Lavra são as freguesias já visitadas pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, que desde o início do mês de novembro, se propôs a percorrer as antigas dez freguesias do concelho com o objetivo de ouvir as preocupações da população e recolher os contributos de todos.
Na noite de ontem, no Auditório da Junta de Freguesia de Lavra, mais de uma centena de pessoas marcaram presença em mais uma sessão liderada pela Presidente da Câmara de Matosinhos, que esteve acompanhada pela Presidente da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós.
O encontro em Lavra, cuja moderação esteve a cargo de Joaquim Gonçalves, Administrador da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), foi uma vez mais muito participado.
Luísa Salgueiro procedeu à apresentação do balanço dos dois anos do mandato autárquico e dos projetos realizados nas várias áreas de atividade.
No que respeita a Lavra, a edil realçou o apoio à formação desportiva de cerca de 400 atletas, a utilização de equipamentos desportivos, a reparação de carrinhas e requalificação de sedes e pavilhões, o apoio ao associativismo, as obras de conservação de algumas ruas como a Rua do Corgo, a Rua de Montesinho, a Rua T. Francisco José da Silva ou a Rua dos Imbelos, bem como outras obras em projeto, em concurso ou consignadas, de que são exemplo as obras na Rua dos Caçadores, da requalificação da frente-mar, no Mercado de Angeiras ou a reabilitação da EB da Agudela.
Foi depois aberta a sessão à participação do público, que tocou temas muito diversos relacionados com a educação, a mobilidade, as acessibilidades, os transportes e o ambiente. Destaque ainda para a presença de 11 alunos da escola da Agudela que leram em conjunto uma carta à Presidente da autarquia sobre os problemas na sua escola, participação esta que foi alvo de grandes elogios quer pela Presidente de Câmara quer pela Presidente da União das Freguesias. Luísa Salgueiro respondeu aos alunos explicando as situações expostas, algumas já resolvidas e outras em vias de resolução num momento de comunicação direta e cidadania
A quarta sessão do ciclo “Ouvir Matosinhos” contou ainda com a presença da Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, do Vereador da Educação e Qualificação Ambiental, António Correia Pinto, do Vereador dos Recursos Humanos, Formação e Contraordenações, Valentim Campos, da Presidente da Assembleia de Freguesia, Olga Maia, dos deputados municipais Henrique Calisto e Carlos Mouta, da administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, entre outros.
O ciclo de debates com a população prossegue hoje, 13 de novembro, pelas 21h30, na Casa da Juventude, em Santa Cruz do Bispo.
texto e foto CMM