Mobilidade no Norte do Concelho

 

O Executivo da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, dando cumprimento aos compromissos inscritos no seu Plano de Atividades, na área da mobilidade, esteve reunido esta semana com o vereador responsável pelo pelouro da mobilidade no Município de Matosinhos, para analisar e discutir assuntos de interesse no território norte do concelho.

Deste encontro o destaca-se a identificação e o compromisso de resolução dos pontos críticos de segurança rodoviária, como é exemplo a Rua de Agudela, onde o incumprimento do limite de velocidade legal coloca a em perigo a circulação dos peões. Será ainda retificada a recente configuração do estacionamento junto à zona comercial, criando uma zona para cargas e descargas. Outro ponto identificado como urgente é o cruzamento da Rua das Algas com a Rua Prof.ª Ofélia da Cruz Costa, junto ao Hipermercado Continente. Foi, ainda abordada a preocupação da entrada para a Plataforma Logística pela Portela e o constrangimento que a circulação de veículos pesados provoca naquela zona.

O estimulo à utilização de veículos elétricos foi, também, um dos temas abordados. Foi identificada a necessidade da instalação de um posto de carregamentos elétricos na Avenida da Praia de Angeiras e ainda a possibilidade de alargar a rede de veículos elétricos de duas rodas ao território da União de Freguesias.

Em matéria de transportes públicos foi dada a garantia de que está em fase de conclusão a substituição integral da frota da atual operadora Maré e avançada a informação de que em 2020 serão criadas duas novas linhas que ligarão a freguesia de Lavra ao interface do Marshopping. Paralelamente, e após o levantamento efetuado pela junta de freguesia, serão instalados novos abrigos de passageiros e substituídos outros em mau estado de conservação.