Projeto-piloto visa a criação de uma rede de caminhos rurais em Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo

Parque Rural de Matosinhos

Projeto-piloto visa a criação de uma rede de caminhos rurais.

A Câmara Municipal de Matosinhos está a preparar um dos projetos mais estruturantes do Plano Diretor Municipal (PDM) - o futuro Parque Rural de Matosinhos. O objetivo é ordenar a estrutura de circulação rural, através da criação de uma rede de caminhos rurais.

Além de promover o reordenamento e a requalificação das áreas de acesso aos campos agrícolas, mantendo-se e respeitando a identidade dos atuais usos ligados à atividade agrícola, o projeto pretende valorizar os percursos onde se inclui o património edificado (como, por exemplo, os moinhos), apostando ainda na criação do Observatório da Paisagem, distribuído por pontos estratégicos de observação e de descanso.

O primeiro passo foi dado ontem, com a assinatura de escrituras de doações por parte de nove proprietários de um conjunto de parcelas de terrenos dos caminhos rurais, entre as ruas dos Caçadores e do Marreco, na União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. O caminho rural tem uma extensão de 700 m2 e a área de implantação é de 2.985,93m2.

Refira-se que na semana passada, a Presidente da Câmara e a Presidente da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, realizaram uma visita de trabalho ao espaço rural a norte do concelho, no lugar de Angeiras de cima e margens do Rio Onda até ao lugar de Calvelha, na fronteira com Vila do Conde, no âmbito do desenvolvimento da estratégia do PDM para a união de Freguesias de Lavra e Perafita, de forma a proteger e rentabilizar o ambiente e a paisagem, de modo sustentável.