Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo submete candidatura ao Programa JUNTAr+ do Fundo Ambiental

Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo submete candidatura ao Programa JUNTAr+ do Fundo Ambiental

A Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, apresentou uma candidatura ao Programa JUNTAr+, promovido pelo Fundo Ambiental. O projeto tem como base a adaptação de um espaço subaproveitado e a interligação, estruturação e expansão de iniciativas que a Junta tem vindo a desenvolver no âmbito da Ação Social, nomeadamente no que diz respeito ao “banco de ajudas técnicas”, já em atividade, e que tem apoiado várias famílias.

No cerne do projeto está também a economia circular, uma vez que se visa prolongar a vida dos bens a tratar. Neste projeto a Junta de Freguesia alia-se à Reutilização, Reparação e à sensibilização da população em geral, através do envolvimento de várias comunidades locais e da dinamização de uma rede de reparadores locais.

No decorrer de 2020, o Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia, apoiou cerca de 30 famílias com equipamentos como, camas articuladas, cadeiras de rodas, poltronas ortopédicas e outros equipamentos especiais. O objetivo passa também por reforçar o contributo da comunidade na doação deste género de equipamento.


Segundo o Governo, o Fundo Ambiental “tem contribuído”, desde 2018, “para acelerar a transição para um modelo de economia circular, através do financiamento de projetos alinhados com os objetivos do PAEC”. Com uma dotação global de dois milhões de euros, através da publicação dos Avisos ‘Juntar’ (2018) e ‘Juntar+’ (2019), as Juntas de Freguesia submeteram diversos projetos para o desenvolvimento de soluções locais no âmbito da economia circular. “A experiência das primeiras edições evidencia que as comunidades estão atentas e sensibilizadas para o uso eficiente dos recursos locais e que as Juntas de Freguesia têm um papel fundamental enquanto catalisadores junto de outros agente”, conclui o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

#Matosinhos #Ambiente #JUNTAr+