Junta de Freguesia e ADEIMA promovem o desenvolvimento social do território de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo

A Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA), tem dois Projetos de apoio à população a funcionar no território da União de Freguesias, um na Casa da Cultura de Perafita e outro na Junta de Freguesia de Lavra. Os dois Projetos trabalham em diversas valências e oferecem um serviço de proximidade e desenvolvimento de competências às crianças, jovens e adultos da União de Freguesias.

O Happy API - Aprender, prevenir e Incluir é um projeto financiado pelo programa CLDS_4G, através da Segurança Social, com intervenção nos territórios de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. O Projeto “Guarda em Ação” é uma ação financiada pelo Plano Operacional Regional do Norte 2020 e faz parte das abordagens integradas do Departamento de Intervenção Social da Câmara Municipal de Matosinhos. 

 

Happy API - Aprender, prevenir e Incluir é um projeto financiado pelo programa CLDS_4G

Os serviços são gratuitos e dirigidos à população destas três freguesias, através da dinamização de atividades em torno de dois eixos: Eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação e Eixo 2 - Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil. 

O Happy tem a duração de 3 anos, e teve o seu início em outubro de 2020. Das diferentes atividades já desenvolvidas, destaca-se o acompanhamento a nível do emprego e atividades de promoção do empreendedorismo, nomeadamente, atendimento individual e workshops onde são trabalhadas múltiplas competências, bem como o trabalho com famílias e escolas. 

Neste mbito, e dando continuidade às atividades promovidas no Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a Equipa Happy tem desenvolvido a leitura de histórias infantis e exploração de emoções, promovendo momentos de partilha e aprendizagem, nas diferentes escolas básicas. 

Projeto “Guarda em Ação”

O Projeto “Guarda em Ação” é uma ação financiada pelo Plano Operacional Regional do Norte 2020 e faz parte das abordagens integradas do Departamento de Intervenção Social da Câmara Municipal de Matosinhos.  O Projeto é desenvolvido pela ADEIMA e visa promover a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social. 

Realizadas com o objetivo de se romper com o fechamento das práticas e dos limites territoriais e relacionais dos bairros, as atividades do Projeto são desenvolvidas diariamente por uma equipa técnica (2 psicólogas e monitores de oficinas lúdico-pedagógicas) que se encontra diariamente no Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, a fim de se desenvolver uma forte relação de confiança com a população.  

As ações desenvolvidas nos contextos decorrem mediante a criação de um espaço de socialização e treino de competências alternativo, potenciador da experimentação de um leque diversificado de atividades e do desenvolvimento de múltiplas competências, através do contacto com novas realidades, novos saberes e a experiências que representem uma alternativa ao contexto de rua. 

Para tal são desenvolvidas diariamente no local do Projeto as seguintes atividades: 

- Apoio ao estudo; 

- Sessões de treino de competências pessoais, sociais e escolares para crianças e jovens (DPS); 

- Acompanhamento e orientação individual; 

- Oficinas lúdico-pedagógicas (dança, teatro, artes plásticas, hora do conto, música, desporto, informática e arquitetura); 

- Grupo de desenvolvimento de competências parentais; 

- Atividades lúdicas livres; 

- Atividades de férias;

- Sessões de treino de competências pessoais, sociais e parentais para pais e mães dos participantes do Projeto.