Assembleia de Freguesia aprova moção pela preservação da “Ponte do Carro” em Santa Cruz do Bispo

Assembleia de Freguesia aprova moção pela preservação da “Ponte do Carro” em Santa Cruz do Bispo

No passado dia 30 de abril, a Assembleia de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, aprovou, por unanimidade, a moção “Pela Defesa do Património Arquitetónico da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo - Pela Defesa do Património Arquitetónico do Concelho de Matosinhos”. Moção visa a preservação da estrutura que une as duas margens do Rio Leça.

A União de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, é o território mais a norte do Concelho de Matosinhos e preserva um modo de vida ligado ao mar e à agricultura. É também um território rico em património cultural e arquitetónico. Este último, construído e paisagístico, englobando os aspetos do meio ambiente resultantes da interação entre as pessoas e os lugares através do tempo, é um recurso de importância vital para a identidade coletiva e um fator de diferenciação e de valorização territorial que importa preservar e legar para as gerações futuras. É neste legado que se insere a infraestrutura Ponte do Carro, em Santa Cruz do Bispo.

Esta infraestrutura, edificada sobre o Rio Leça, localizada no Parque de Lazer da Ponte do Carro, pertencente à antiga freguesia de Santa Cruz do Bispo, agora União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, apresenta uma característica construtiva única, um arco de volta perfeita em alvenaria de granito muito irregular. É estimado que tenha sido construída na Idade Média, entre os séculos XII e XIII. Esta infraestrutura, está ainda classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Dec.º 516/71 de 22 de novembro.

A moção aprovada, solicita à Câmara Municipal de Matosinhos, que inicie um estudo de mobilidade, que vise o condicionamento de trânsito na infraestrutura – Ponte do Carro, de forma a conservar e valorizar a mesma.