Junta de Freguesia inicia requalificação do Lavadouro da Vinha da Bouça

Junta de Freguesia inicia requalificação do Lavadouro da Vinha da Bouça

Dando cumprimento ao Plano de Atividades de 2021, a Junta de Freguesia iniciou esta semana a requalificação do Lavadouro da Vinha da Bouça, em Perafita. Objetivo passa por requalificar todo património arquitetónico de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.

O património arquitetónico, é de importância vital para a identidade coletiva e um fator de diferenciação e de valorização territorial que importa preservar e legar para as gerações futuras. Em 2021, é objetivo da Junta de Freguesia a preservação do património arquitetónico das três freguesias. No início do ano foi realizado um levantamento de todos os lavadouros, tanques e outros monumentos que carecem de uma intervenção de requalificação. A intervenção no Lavadouro da Vinha da Bouça marca o início do cronograma de empreitadas que, ao longo de 2021, irão decorrer em todo território.

Considerando que a envolvente em alguns destes espaços é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e do ambiente em geral, existe ainda, a intenção de promover a criação de espaços de lazer.