Junta de Freguesia já realizou mais de 900 atendimentos nos Balcões de Cidadão desde o início do ano

Junta de Freguesia já realizou mais de 900 atendimentos nos Balcões de Cidadão desde o início do ano

A Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, deu continuidade ao atendimento nos Balcões Cidadão dos três polos do território, mesmo durante o período de confinamento, considerando a prestação deste serviço essencial à população.

Os balcões de cidadão da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, já realizaram, desde o início do ano 2021, 905 atendimentos presenciais. Entre os serviços em destaque estão as alterações de morada, confirmação de morada, chave móvel digital e revalidação de cartão de cidadão, que totalização 428 operações, quase metade do número de atendimentos.

Os três balcões de cidadão entraram em funcionamento no decorrer do presente mandato, sendo considerados, pelo atual executivo, como essenciais à prestação de um serviço público de qualidade e proximidade. Estes balcões do cidadão reúnem num único espaço, serviços de diferentes entidades, complementando a rede de Lojas do Cidadão e permitem servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, evitando deslocações. Os balcões estão também adaptados para assegurar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Nestes balcões, o cidadão pode, por exemplo, renovar o Cartão do Cidadão ou alterar a morada, tratar da Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros. Todos os atendimentos para os Balcões de Cidadão deverão ser agendados previamente. Os cidadãos sem marcação não serão atendidos. O uso de máscara ou viseira é obrigatório nas deslocações aos locais de atendimento dos serviços.

Recorde-se que o atendimento é realizado por agendamento. Poderá agendar a marcação através do email (geral@perafita-lavra-santacruzbispo.pt) ou contacto telefónico (229 285 148).