Duas novas linhas de transporte público para o território de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo a partir de 1 de novembro

A Câmara Municipal de Matosinhos vai ter, a partir de 1 de novembro, cinco novas linhas de autocarros para corrigir assimetrias, reforçar o serviço e melhorar a ligação aos municípios vizinhos. Duas dessas cinco novas linhas são no território da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.

Uma delas vai ligar a Praia de Angeiras ao Mar Shopping e outra a Praia de Angeiras a Vilar do Pinheiro (estação de metro). Igualmente a ligação de Matosinhos/Lavra à Maia sairá reforçada com uma nova linha cujo trajeto liga a zona da Agudela ao metro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro [na Maia].

A criação destas linhas está explanada na proposta “Imposição de Obrigações de Serviço Público de Transporte” aprovada, por unanimidade, na reunião pública do executivo municipal. O objetivo é levar autocarros a zonas que “há décadas não veem um autocarro”, cobrir todas as zonas carenciadas identificadas, corrigir assimetrias existentes no território, reforçar o serviço no norte e no centro e melhorar a ligação aos municípios vizinhos.

As novas cinco linhas de autocarro significam "mais 105 quilómetros de cobertura de rede" e "mais 140 locais de embarque e desembarque". Entram em vigor a 1 de novembro. Para acompanhar este crescimento de linhas, a operadora de transportes públicos de Matosinhos — a ViaMove, através da operacionalização da rede Maré — vai ter de adquirir “pelo menos mais 15” autocarros e vai implicar um investimento de 300 mil euros por parte da autarquia