Junta de Freguesia garante a manutenção e limpeza de sarjetas e sumidouros por todo o território

A Junta de Freguesia tem nos últimos dias procedido à manutenção e limpeza das sarjetas e sumidouros, antecipando a época de chuvas que procede ao final do verão. Esta é uma responsabilidade repartida entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Junta de Freguesia.      

A limpeza das sarjetas é uma operação fundamental na limpeza urbana. As operações de limpeza das sarjetas efetuam-se periodicamente e consistem na retirada de resíduos, depositados no sifão, que provocam a obstrução da passagem das águas pluviais. Prevenindo a época das chuvas, os serviços de manutenção e limpeza urbana da Junta de Freguesia procedem à limpeza de sarjetas e sumidouros, garantido que os mesmo ficam livres dos resíduo depositados.

“Estão identificados os pontos hídricos mais problemáticos de todo o território. Alguns destes problemas encontram-se em resolução para que situações idênticas à última época de chuvas não se voltem a repetir. No entanto, este é um processo que até estar 100% concluído, carece de avaliações, estudo e intervenções. A Junta de Freguesia procura por isso minimizar estes fenómenos, garantido a limpeza das sarjetas e sumidouros”, refere Lurdes Queirós, Presidente da Junta de Freguesia.

Durante um período de chuva intensa, esta limpeza poderá não ser suficiente para assegurar a passagem das águas. A queda de folhagem associada aos ventos fortes e chuva intensa poderá funcionar como um “tampão” nos pontos de escoamento, impedindo a passagem livre da água, apesar de desobstruído.

Em situações de risco meteorológico é ativado o Plano Municipal de Emergência, responsabilidade da Proteção Civil de Matosinhos, a que a Junta de Freguesia também faz parte. É através deste mecanismo que a Junta de Freguesia coloca no terreno equipamentos e equipas para dar resposta às situações de emergência.