2.º Madeiro de Santa Cruz do Bispo

Depois do sucesso da primeira edição, o Madeiro de Santa Cruz do Bispo voltou a acender-se, mas desta vez na Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo. Ao contrário do inicialmente previsto e devido às condições climatéricas que se faziam sentir, impossibilitando que o evento decorresse no Largo da Viscondessa, em Santa Cruz do Bispo.

Esta tradição vem sendo recuperada e dinamizada há dois anos consecutivos pela União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, e pretende reunir a família e amigos, à volta de um madeiro comunitário, onde se cantam as janeiras e se partilha alegria.

Este evento contou com a participação e ajuda à organização dos Escuteiros de Santa Cruz do Bispo, dos Escuteiros de Perafita, dos dois Grupos Corais da Paróquia de Santa Cruz do Bispo, do Rancho Folclórico “Os Padeirinhos de Freixieiro”, do Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras, do Rancho Folclórico de Aldeia Nova e do Rancho Típico Flores de Perafita.

O madeiro tem origem nas celebrações do solstício de inverno. A tradição era marcada por uma recolha de madeira pela população, que a transportava até ao centro de Santa Cruz do Bispo, e aí acendiam uma grande fogueira, para aquecer a noite em que se cantavam as Janeiras.

#PLSCB #Cultura #MadeirodeSantaCruzdoBispo #Matosinhos #madeiro #janeiras