OP-UFPLSCB-4 – Juntos Pela Igualdade

Nome do Projeto

Juntos Pela Igualdade

Eixos de intervenção em que se enquadra o projeto

Social

Descrição

No âmbito da Candidatura ao Orçamento Participativo da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, mecanismo este que visa contribuir para uma participação inclusiva e agregadora dos/as fregueses/as no processo governativo local e garantir a sua participação nas decisões sobre os investimentos efetuados pela Junta de Freguesia.

O Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra, pretende lançar o programa de inclusão social através do desporto para pessoas diminuídas intelectualmente, para isso elaborou um projeto em parceria com a Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual (ALADI), para possibilitar os seus utentes a pratica desportiva em instalações dotadas para esse fim.

O projeto “Juntos na Igualdade” tem como principal finalidade a integração, a igualdade e a oportunidade através do desporto.

O Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra, é uma instituição desportiva, que possui instalações próprias, e na sua matriz social pretende estar ao serviço da comunidade, estabelecendo parcerias outras instituições, sejam locais, regionais ou nacionais.
No âmbito deste projeto escolhemos como parceiro a Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual (ALADI), fundada em 8 de abril de 1987, sediada na Avenida D. Pedro IV, nº 420 na freguesia de Lavra.
A sua intervenção está direcionada para acolher nas respostas sociais de Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais pessoas portadoras de incapacidade intelectual com idade igual ou superior a 16 anos.
Atualmente a Instituição apoia 93 utentes entre as valências do Centro de Atividades Ocupacionais e no Lar Residencial.

O projeto de inclusão através da actividades desportivas, pretende, dar a oportunidade aos utentes da ALADI, de participarem semanalmente no Pavilhão Gimnodesportivo CRPF Lavra, em atividades desportivas e Lúdico Terapêuticas, fomentando assim hábitos de vida mais saudáveis às pessoas portadoras de incapacidade intelectual, no âmbito da candidatura propomos organizar eventos desportivos com participação de outras instituições regionais e locais do mesmo âmbito social.
Propomos organizar duas vezes por semana aulas de educação física, proporcionando aos utentes da ALADI, a prática de modalidades tais como o futsal, Bóccia, dança, e exercícios de motricidade, cada aula tem a duração de 1h00.

Anualmente estamos a planificar 90 aulas desportivas, com a duração cada uma de 1 hora, perfazendo anualmente o total 90 horas de atividade física regular.

Realização de um Torneio Regional de Futsal, com participam de equipas constituídas por utentes da ALADI e com a participação de mais instituições regionais e nacionais.

Realização de um Torneios regional, de Bóccia com a participação de outras instituições.

Acreditamos que com esta dinâmica desportiva, seremos capazes de contribuir para uma melhor qualidade de vida nos utentes com incapacidade intelectual, e fazer com que o tempo que vivemos sob pandemia, que foi muito prejudicial para esta população alvo, através da prática desportiva possamos minimizar os danos causados a estes utentes.

Outra vertente que pretendemos trabalhar através da parceria entre a ALADI e o CRPF Lavra, é fomentar dinâmicas de trabalho e interação entre os utentes da ALADI e os cerca de 200 atletas de Hóquei em Patins e Patinagem Artística do CRPF LAVRA.

Abrangência

União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo

Objetivo Geral e Justificação

A importância da execução do programa na nossa preceptiva carece de reconhecimento elevado, o CRPF Lavra e a ALADI, sendo instituições sem fins lucrativos, pretendem dar a oportunidade através do apoio do Orçamento participativo aos utentes com incapacidade intelectual de puderem praticar atividade desportiva regular, obtendo melhor qualidade de vida através do desporto, sendo o desporto o veículo de inclusão entre esses utentes.

Outro dos objetivos é criar uma relação entre os 93 utentes da ALADI e os cerca de 200 atletas do CRPF Lavra, atletas estes que na sua grande maioria nunca teve contacto com pessoas portadoras de incapacidade, vemos nesta atividade uma forma de fazer crescer também os nossos atletas enquanto pessoas, despertando neles valores fundamentais como o humanismo, o respeito pelo próximo e o acolhimento na diferença.

Objetivo – Económico

Este projeto não tem um objetivo económico direto, pois a sua finalidade do mesmo é mais de cariz social, e de colocar a instituição CRPF Lavra ao serviço do próximo.
O CRPF Lavra instituição desta União de Freguesias, sendo a única com Pavilhão Gimnodesportivo próprio, pretende de colocar ao serviço da comunidade as suas instalações, como já diariamente para o Agrupamento de Escolas de Lavra.

Objetivo – Social

Quando refletimos sobre a integração de jovens/adultos com deficiência no mundo do desporto, pensamos inicialmente no tipo de atividades que podem desenvolver. Estas funções são designadas por atividades socialmente úteis e são definidas porque proporcionam a valorização pessoal e o máximo aproveitamento das capacidades da pessoa, no sentido da sua autonomia, facilitando a integração social.
A integração de pessoas com deficiência através do desporto, é uma oportunidade crucial para o crescimento e desenvolvimento do potencial máximo de cada um, para que estas pessoas possam sentir-se parte integrante e contribuir de forma positiva na Sociedade em que estão inseridas.

Objetivo – Ambiental

Este projeto não se insere no âmbito ambiental.

Total estimado do investimento

6 430.00 €

Descrição da adequação dos meios físicos e financeiros envolvidos no projeto

A Atividade será desenvolvida no pavilhão Gimnodesportivo CRPF Lavra;
Todas as aulas serão lecionadas por um monitor de educação física com capacidade técnica e pedagógica para trabalhar com utentes diminuídos intelectualmente.
Os utentes da ALADI deslocar-se-ão para o Pavilhão através do transporte facultado pela ALADI.
O CRPF Lavra, já possuiu nas suas instalações diversos equipamentos desportivos que colocará ao serviço deste projeto, e fará o investimento na aquisição de material mais específico para estes utentes.
O CRPF Lavra, consegue financiar com fundos próprios esta atividade em cerca de 5%, existe um acordo fechado com uma Fundação pertencente a um Banco que nos apoiará com 25%, do valor total do projeto.

Resultados/impactos esperados

Espera-se que exista uma maior integração na sociedade através da prática desportiva dos utentes da ALADI.
Acreditamos que esta parceria fará crescer não só os utentes que diretamente praticaram atividade desportiva, e os colaboradores da ALADI, mas também os cerca dos 200 atletas que existem no CRPF Lavra, que terão contacto com estes utentes em diversas atividades que serão programadas no âmbito desta parceria entre ambas as instituições.
Temos como lema deste projeto Juntos pela Igualdade, e através da igualdade na diversidade acreditamos que faremos crescer os nosso jovens para que se tornem homens e as mulheres que sejam sensíveis e abertos à humanidade.

Envolvimento da comunidade e potencial de multiplicação do projeto

Este projeto centra-se no âmbito local e tem impacto direto na comunidade dos 93 Utentes da ALADI nos seus cerca de 80 funcionários e nos cerca de 200 atletas do CRPF Lavra.
O Projeto pode ser replicado e executado com outras instituições da União das Freguesias.

Anexos