“Ribeiras + Inclusiva”. Projeto financiado pelo Programa Bairros Saudáveis, dinamiza workshop de Arte Urbana no Conjunto Habitacional das Ribeiras

O Projeto “Ribeiras + Inclusiva”, promovido pela DEMOS – Associação para o Desenvolvimento e Mobilização Social, em parceria com a Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, a Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit, no âmbito do programa Nacional Bairros Saudáveis, dinamizou um Workshop de Arte Urbana,  no dia 13 de abril,  no conjunto habitacional das Ribeiras II, com a participação do artista de arte urbana Paulo Boz.

Nesta sessão, e usando a metodologia do projeto de intervenção comunitária “Mural(iz)arte”, com o objetivo de incentivar à identificação e à apropriação positiva do espaço comunitário do Conjunto Habitacional das Ribeiras, participaram ativamente 11 jovens, sendo convidados a apresentar e debater ideias para a realização de esboços, para mais tarde se proceder à pintura de murais.

Ribeiras + Inclusiva, é um projeto que nasce das necessidades emergentes deste território, acentuadas com a pandemia ao Covid-19. O Projeto pretende trabalhar a comunidade como um todo reforçando as suas competências e melhorando a capacidade da comunidade em se adaptar às mudanças que o futuro reserva, com uma incidência especial nas crianças e idosos. Criar igualdade de oportunidades aos mais jovens, ao mesmo tempo que capacitamos a comunidade de forma e ter uma maior independência, dando a estas ferramentas importantes para integração plena na sociedade combatendo os estigmas existentes. Como a comunidade é um todo não iremos descurar os mais idosos, nomeadamente os que estão em isolamento social e que através de várias iniciativas integradas iremos combater essa solidão. Ribeira + Inclusiva é um projeto para preparar este território para os novos tempos que se avizinham ao mesmo tempo que pretende criar raízes fortes na comunidade para que este projeto perdure no tempo.