Ribeiras – Perafita. Projeto “Ribeiras + Inclusiva” do Programa Nacional Bairros Saudáveis já arrancou.

Os parceiros do projeto “Ribeiras + Inclusiva”, reuniram ontem na sede social da DEMOS – Associação para o Desenvolvimento e Mobilização Social, com o objetivo de planear e operacionalizar o projeto na comunidade onde se insere.

Na reunião de trabalho estiveram presentes a Presidente da Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, e o Presidente da DEMOS, Nuno Ferreira, acompanhados das respectivas equipas técnicas. Nota ainda para a presença da equipa técnica da MatosinhosHabit, que também integra o projeto como entidade parceira.

Ribeiras + Inclusiva, é um projeto que nasce das necessidades emergentes deste território, acentuadas com a pandemia ao Covid-19. O Projeto pretende trabalhar a comunidade como um todo reforçando as suas competências e melhorando a capacidade da comunidade em se adaptar às mudanças que o futuro reserva, com uma incidências especial nas crianças e idosos. Criar igualdade de oportunidades aos mais jovens, ao mesmo tempo que capacitamos a comunidade de forma e ter uma maior independência, dando a estes ferramentas importantes para integração plena na sociedade combatendo os estigmas existentes. Como a comunidade é um todo não iremos descurar os mais idosos, nomeadamente os que estão em isolamento social e que através de várias iniciativas integradas iremos combater essa solidão. Ribeira + Inclusiva é um projeto para preparar este território para os novos tempos que se avizinham ao mesmo tempo que pretende criar raízes fortes na comunidade para que este projeto perdure no tempo.