Presidente da Câmara visita Instituições para Idosos

O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos visitou ontem duas instituições de solidariedade social em Perafita com o objetivo de se inteirar das suas necessidades mais prementes e dos seus projetos para o futuro.
A primeira paragem foi na Associação de Apoio Social de Perafita. Fundada em 1997, esta instituição dedica-se a prestar apoio a idosos com dificuldades socioeconómicas.
Eduardo Pinheiro, acompanhado pela Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, visitou primeiro o Lar de Idosos da Bataria. Este lar abriu portas a 13 de junho de 2008 para prestar apoio a pessoas dependentes ou muito dependentes, promovendo a qualidade de vida dos utentes e seus cuidadores.
Atualmente, o lar de dependentes conta com 32 utentes. A direção da instituição apelou à intervenção da Autarquia para apoiar uma futura remodelação do espaço para que mais seis camas sejam criadas, de forma a aumentar a capacidade de resposta.
Já na deslocação ao Centro de Dia, situado no Conjunto Habitacional das Farrapas, verificou-se a urgência de uma intervenção ao nível da cozinha e da lavandaria.
Ainda em Perafita, o edil visitou o Centro Social e Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, uma instituição particular de solidariedade social fundada a 17 de janeiro de 1988. Quase 200 utentes utilizam as respostas sociais de Centro de Dia, Centro de Convívio, Centro de Atividades de Tempos Livres, Jardim de Infância e Creche, dispondo ainda de cantina.
Em janeiro de 2015, foi inaugurado o no lar de idosos com capacidade para acolher cerca de 60 utentes.
A obra resulta de uma candidatura apoiada pela Câmara Municipal de Matosinhos aos fundos do POPH- Programa Operacional de Potencial Humano.
O novo equipamento, no valor de 2,3 milhões de euros, foi cofinanciado em 1,4 milhões de euros por fundos comunitários, tendo recebido ainda uma comparticipação da Autarquia de 482 mil euros.
A instalação de painéis fotovoltaicos no edifício com vista à poupança e produção de energia, o fecho do Bloco B para um maior conforto e rentabilidade do espaço e a alteração da caixilharia nos edifícios mais antigos foram as principais necessidades transmitidas quer a Eduardo Pinheiro quer ao presidente da Junta da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos comprometeu-se a avaliar todos os projetos e a dar uma resposta às situações mais prioritárias.